O fluxo de passageiros no Aeroporto Governador José Richa teve uma queda de 6,3% de janeiro a novembro de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado. Considerando o atual cenário, a previsão é de que o aeroporto feche 2015 com 1,57 milhão passando pelo terminal ao longo de todo o ano.
De acordo com o superintendente da Infraero Londrina, Marcos Vinícius Pio, a economia nacional é tida como a justificativa para a redução no movimento. "Com a crise na economia do país muita gente precisou cortar gastos. O setor de viagens não foi o único prejudicado com a situação econômica, que refletiu diretamente em todos os segmentos".
Embora dezembro e janeiro sejam períodos de férias, cuja frequência de viagens aumenta, não há boas expectativas quanto a uma elevação significativa nos números. "Nossos principais clientes são os empresários, que utilizam o aeroporto ao longo do ano e viajam a trabalho. Nas férias eles aproveitam o afastamento do trabalho para viajar com a família. Os turistas, por sua vez, compensam o público empresarial que não viaja nesta época do ano, por isso não há aumento significativo no número de embarques neste período", diz o superintendente.
Mesmo com o registro de queda , o Aeroporto de Londrina registra pelo quarto ano consecutivo um fechamento anual superior a um milhão de passageiros.