Empresas que priorizam a sustentabilidade são cada vez mais respeitadas pelo mercado, o que pode se traduzir em mais facilidade para acessar linhas de financiamento com taxa de juros reduzida, na aproximação de potenciais parceiros e em vantagens sobre concorrentes diretos na disputa por bons negócios.
A Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), em parceria com a I9 Gestão Consultoria e Treinamento, oferece desde o ano passado o Selo Terra Vermelha de Sustentabilidade, que certifica empresas em níveis diferentes, de acordo com seu compromisso com a sustentabilidade.
Trata-se de um programa com metodologia para classificar o desempenho das empresas quanto ao atendimento às demandas ambientais aplicáveis. A auditoria realizada pela I9 tem base na legislação ambiental em vigor.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
O processo é composto por três fases: auditoria, assessoria na elaboração/gestão do plano de correções e adequações da empresa com base no plano. Após a auditoria, é possível saber o nível de atendimento ambientalmente correto da empresa.
São três níveis de certificação: ouro, prata e bronze, determinados de acordo com a pontuação recebida pela empresa candidata. "Obter o selo é a conquista de uma referência de comportamento ético empresarial frente à sociedade e ao meio ambiente", afirma Cleverson Forato, da I9.
Segundo o presidente da Acil, Claudio Tedeschi, a política de concessão de selo está dentro de uma estratégia de incentivo às práticas ambientalmente corretas e da disseminação do conceito da responsabilidade social no universo corporativo. "Premiar os bons exemplos é uma maneira inteligente de educar o mercado", comenta.
Qualquer empresa localizada em Londrina, Maringá, Apucarana, Arapongas e Cornélio Procópio, além de outros 23 municípios vizinhos a estes polos pode se candidatar. Mais informações pelo número (43) 3326-8704 ou pelo e-mail [email protected].