Notícias

Abrir comércio no 4º sábado é prematuro, diz Sindicato

04 mai 2013 às 09:26

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Londrina (Sindecolon) vê com ressalvas a ideia do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (Sincoval) de abrir o comércio de rua de Londrina todos os sábados do mês até as 18h.

Em entrevista à Paiquerê AM, o presidente do Sindecolon, José Lima do Nascimento, disse que o assunto não foi incluído nas discussões entre os sindicatos e classificou como prematura a proposta, já que as classes acabaram de finalizar as negociações para a abertura do comércio no terceiro sábado do mês. "Não sei se eles (Sincoval) virão com esse pedido, mas o quarto sábado ainda é muito prematuro, nós acabamos de tentar equacionar a situação do terceiro sábado. O quarto sábado a diretoria do sindicato não tem autorização da assembleia para negociar", comentou.


Para que as lojas possam funcionar no terceiro sábado, é preciso que os funcionários se encaminhem até o sindicato para decidir como querem receber aquele dia de trabalho.


"Para que o empregador utilize os empregados nesse sábado é preciso que ele pague essas quatro horas com 100% de acréscimo, mais uma refeição de 15 reais", explicou Nascimento. Já se as horas extras trabalhadas forem pagas com folga, essas deverão acontecer na semana seguinte trabalhada com oito horas de descanso.


Os sindicatos já iniciaram a discussão salarial para 2013. Neste ano, o Sindecolon pede o aumento do piso para cerca de R$ 1500 e reajuste de 15% para aqueles que já estão trabalhando.

(Com informações da Paiquerê AM)


Continue lendo