O Grupo Abril ampliou seu portfólio de negócios com a aquisição de 70% do capital da Elemidia, empresa de painéis eletrônicos de veiculação de informações e propaganda. O valor da compra do controle não foi revelado.
A família Forjaz, fundadora da Elemidia, permanece com os 30% restantes e Felipe Forjaz vai presidir a operação. O negócio faz parte de uma reestruturação do Grupo Abril que, como afirma o presidente executivo do grupo, Giancarlo Civita, terá outros capítulos que podem ser anunciados em breve e que envolvem outras aquisições, em áreas como distribuição e comércio eletrônico.
"A Elemidia soma uma distribuição importante para os conteúdos que são produzidos aqui na Abril, segmento do qual estávamos fora", explica Giancarlo Civita, presidente executivo do Grupo Abril. "A empresa é a maior nesse segmento out of home e faz todo o sentido para vazar a nossa produção, que hoje é veiculada apenas em papel e online".
Atualmente, o sistema Elemidia veicula notícias fornecidas por meio de acordo com o portal Terra. "Vamos respeitar todos os contratos, mas onde o Terra já não é fornecedor, a Abril passa a ter um canal", diz Civita.
Na visão do presidente do Grupo Abril, o futuro desse negócio de mídia digital fora de casa é bastante promissor. "Trata-se de uma plataforma que vai possibilitar a veiculação tanto dos mais diversos conteúdos, como também de publicidade no quarteirão em que o consumidor se encontra", disse. "A pessoa pode estar caminhando, no táxi, ou num ônibus e, nessa situação, vai entrar um sinal no celular com uma informação sobre comercial que pode interessar essa pessoa naquele momento, como uma promoção no restaurante do quarteirão".
Com 5,7 mil monitores instalados em mais de 1,6 mil estabelecimentos comerciais - impactando, segundo a empresa, 14 milhões de pessoas diferentes por semana -, a Elemidia está presente em 16 Estados e mantém uma operação em Buenos Aires, na Argentina. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.