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42% das reclamações à Anatel referem-se à cobrança

25 nov 2010 às 13:14

Entre as reclamações contra operadoras de telefonia móvel registradas na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em outubro deste ano, quase metade referem-se à cobrança.

Dados da agência mostram que 42,11% eram ligadas a esse modalidade. Elas somaram 25.139, do total de 59.693 queixas. O segundo tipo de reclamação mais comum foi o relacionado ao atendimento: 6.659 reclamações ou 11,15% do total.


Já as reclamações relacionadas a serviços adicionais somaram 5.365 queixas (8,9%). As queixas sobre promoções totalizaram 2.605 reclamações (4,3%).


Ainda na lista constam problemas com bloqueio, que ficaram com 2.598 queixas, reparos (2.534), planos de serviço (2.519), cancelamento (2.392) e desbloqueio (2.232).


No último lugar do ranking ficaram as queixas relacionadas a problemas com habilitação: foram 2.099 reclamações, 3,5% do total de queixas do décimo mês do ano.


Telefonia fixa, TV e internet


Dos protestos feitos contra operadoras de telefonia fixa, que somaram 37.821, 27,53% ou 10.413 referiam-se à cobrança. Em segundo lugar na lista ficaram problemas referentes a reparo, que somaram 9.782 queixas no mês passado (25,86%).


Problemas com atendimento, instalação de acessos individuais e mudança de endereço seguem no ranking, com 3.011, 2.921, 1.792 queixas registradas pela Anatel em outubro, nesta ordem. Cancelamento (1.643), planos de serviço (1.628), bloqueio (1.621), código de acesso (1.613) e serviços adicionais (662) fecharam a lista.


Com relação às reclamações contra operadoras de TV por assinatura, 2.488 delas eram sobre cobranças, de um total de 6.047 queixas. Assim como em outros serviços de comunicação, problemas com reparo também aparecem na lista, com 704 queixas, seguidas das reclamações contra o atendimento (567), instalação (556), cancelamento (361) e programação (311).


Nos serviços de comunicação multimídia (banda larga e serviços de VoIP), questões relacionadas à cobrança também aparecem, mas nesse tipo de serviço ficaram em segundo lugar, com 2.834 do total de 12.534 queixas.

A maioria dos problemas foi relacionada a reparos, com 6.316 queixas, seguidos por problemas de instalação, que tiveram 996 queixas em outubro.


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