Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saiba mais

No Paraná, cresce intenção de consumo das famílias em agosto

Reportagem Local
26 ago 2024 às 13:39
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) voltou a crescer no Paraná. Após redução, o índice aferido pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e pela Fecomércio PR )(Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná), subiu 2,5% em agosto, somando 95,7 pontos. O patamar é inferior à média nacional, que ficou em 102,2 pontos, e por estar abaixo de 100 pontos indica a insatisfação dos consumidores do estado.


Entre os fatores avaliados, a predisposição em comprar bens duráveis (Momento para Duráveis) foi o que mais cresceu, com 10,8%. Para os paranaenses, o Acesso ao crédito também está melhor do que em igual período do ano passado, com alta de 4,7%. O aspecto Nível de Consumo Atual cresceu 4,3% de julho para agosto, bem como Emprego Atual, com aumento de 3,1%. A Perspectiva Profissional melhorou 1,0% em relação ao mês passado e a Perspectiva de Consumo ficou no mesmo patamar de julho. Já a Renda Atual caiu -1,2% na comparação de agosto com julho.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na comparação com agosto de 2023, somente fator Momento para Duráveis apresentou elevação de 26,1%. Os demais tiveram redução, sobretudo Perspectiva de Consumo (-8,1%), Perspectiva Profissional (-7,8%), Emprego Atual (-7,7%) e Acesso ao crédito (-7,7%). O maior problema, na visão dos consumidores não é tanto a renda, mas a falta de perspectiva profissional e insegurança no emprego frente igual período do ano passado, o que afeta consideravelmente a propensão em consumir.

Leia mais:

Imagem de destaque
Oportunidade

Rede de supermercados oferece 40 vagas de empregos para pessoas com mais de 50 anos em Cambé

Imagem de destaque
Já apostou?

Mega-Sena acumulada sorteia R$ 50 milhões nesta quinta-feira

Imagem de destaque
Diz Fecomércio

Paraná: endividamento cresce em agosto; inadimplência se mantém baixa, aponta pesquisa

Imagem de destaque
Aposentados

INSS muda regra para contratar crédito consignado a partir de 2025


Renda familiar


O ICF é menor entre as famílias de menor renda e marca 93,6 pontos em agosto, com alta de 2,6% em relação a julho. Entre as famílias de maior poder aquisitivo o índice é de 105,3 pontos, com crescimento de 2,3% na variação mensal.(Com informações da Fecomércio-PR)


Imagem
Intenção de consumo das famílias paranaenses cresce em agosto
ICF no Paraná cresce 2,5% em agosto, alcançando 95,7 pontos, mas ainda abaixo da média nacional. Destaque para aumento na compra de duráveis.
Imagem
Londrina tem dia mais frio do ano com 4,2ºC, diz Simepar
Londrina registrou mais uma vez o dia mais frio do ano nesta segunda-feira (26), com 4,2ºC às 6h45, conforme o meteorologista do Simepar
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade