Economia

Natal aquece vendas em lojas da RMC

19 dez 2000 às 11:33

A abertura de novas lojas nos municípios da Região Metropolitana de Curitiba está impulsionando as vendas de Natal neste final de ano. Além das lojas novas, as antigas também estão sendo reformadas e oferecem um novo visual para atrair o consumidor. Com isso, o consumidor não precisa mais se deslocar até Curitiba atrás de novos produtos e preços baixos para fazer suas compras.

A abertura de mais lojas, entretanto, dividiu a clientela e tem muito lojista reclamando que não está vendendo aquilo que esperava. Apesar disso, as associações comerciais estão constatando aumento nas vendas.


Desde o dia 15 as vendas estão reagindo no comércio de Pinhais principalmente nas lojas de confecções, informou Bernadete Schwartz, da Associação Comercial e Indústrial do município. O comércio local conta com cerca de 350 lojas e cada vez está crescendo mais para atender o aumento da população que hoje já atinge 130 mil habitantes. Segundo Bernadete, os consumidores preferem fazer suas compras em Pinhais do que enfrentar o trânsito de Curitiba.


Menos otimista está o comerciante Natal Geolli, gerente de uma loja de brinquedos, armarinhos e papelaria. Segundo ele, as vendas até melhoraram este mês, mas o movimento não atingiu o esperado. Geolli lamenta que o consumidor está comprando presentes mais baratos e por isso, o movimento financeiro está aquém do esperado. "Estamos vendendo muitos presentes com valor unitário abaixo de R$ 5,00", destaca. Geolli diz que costuma ir a São Paulo fazer compras, na companhia de 32 empresários, quinzenalmente, e a reclamação de vendas de produtos mais baratos é a mesma.


A Associação Comercial de São José dos Pinhais constatou um crescimento de 11% nas consultas ao SCPC e ao videocheque este mês, em relação ao mesmo período do ano passado. Essas consultas refletem o aumento das vendas no comércio local. De acordo com a supervisora do SCPC, Shirley Adriana Chiodi, o comércio está vendendo mais este ano, principalmente após a abertura de uma número significativo de novas lojas neste segundo semestre. Com mais disponibilidade de produtos e preços atraentes, não há mais necessidade do consumidor se deslocar até Curitiba, concorda.

Mas a comerciante Monica Zoller, da loja de confecções e calçados Fon-Fon, de São José dos Pinhais, não está tão satisfeita assim. Segundo ela, com a presença de mais lojas no comércio local a clientela ficou dividida. Na sua opinião o movimento está até 10% menor que em relação ao ano passado. O consumidor está procurando mais e comprando menos, afirmou.


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