Economia

Mudanças nas regras do BC faz dólar fechar a R$ 3,02

26 mai 2003 às 17:12

Num dia nervoso no mercado, o disparou 3,77% e fechou a segunda-feira cotado a R$ 3,02.

A principal causa da forte alta foi a divulgação pelo Banco Central de que irá mudar o sistema de rolagem da dívida cambial.


O BC informou que não vai mais fixar um percentual para a rolagem de swap e títulos cambiais. O percentual de rolagem cambial poderá ser maior ou menor do que 100% do vencimento a partir de 2 de junho.


Nos últimos meses, o BC vinha renovando 100% do principal das obrigações vinculadas ao câmbio vincendas, o que implicou a rolagem média de 88%, uma vez que a parcela correspondente aos juros é excluída da rolagem.


Segundo a nota divulgada à imprensa, "nas condições atuais, não se justifica mais manter como objetivo renovar um percentual fixo do principal. A partir deste vencimento (2 de junho), o Banco Central não vai estabelecer mais um percentual fixo para a rolagem do principal dos vencimentos dos 'swaps' e títulos cambiais. De agora em diante, este percentual poderá ser menor ou maior que 100% do principal a cada vencimento".


Como é feriado nos Estados Unidos e no Reino Unidos, o dia foi de pouca liquidez no mercado, o que fez com que essa notícia causasse grande impacto no câmbio.

De acordo com o analista Joel Machado, da Century Investimentos, a partir de terça-feira, quando todos os agentes estiverem operando na bolsa, será possível averigüar o verdadeiro impacto dessa mudança sobre o mercado financeiro.


Continue lendo