Economia

Metalúrgicos voltam de férias e encontram fábrica fechada

02 jan 2001 às 16:05

Os 50 funcionários da Metalúgica Unida Ltda, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, tiveram uma desagradável surpresa nesta terça-feira pela manhã, quando retornaram das férias coletivas de uma semana. Ao chegar ao trabalho eles encontraram o barracão onde funcionava a indústria aberto e abandonado. Todas as máquinas e equipamentos foram retirados durante o feriado de Natal.

Nenhum diretor da empresa foi encontrado para dar explicações. O pior é que os funcionários não haviam recebido o 13º salário e o salário do mês de dezembro.


O ex-prefeito de Pinhais, Siegfrid Boving, o Zico, é o fundador e possivelmente um dos donos da empresa. Ele também não foi encontrado pelos trabalhadores. Moradores da vizinhança da metalúrgica disseram que na noite de 24 para 25 de dezembro, véspera de Natal, dois caminhões fizeram a retirada dos equipamentos. "Os vizinhos contaram que viram a mulher e o filho do Zico na noite da retirada", afirmou um dos metalúrgicos.


Os funcionários da empresa não sabem o que fazer. Ontem eles ficaram em vigília em frente à entrada da fábrica. É que todos os documentos funcionais e registros de funcionários ficaram no escritório da metalúrgica. Eles tentaram recorrer ao sindicato dos metalúrgicos, mas foram informados que o presidente da entidade estava viajando e que só ele poderia prestar atendimento nesse tipo de caso.


"O responsável por tudo isso é o prefeito Zico, que fugiu e abandonou todo mundo aqui", disse Everton José Rodrigues, que trabalha há 4 anos na Metalúrgica Unida. Os trabalhadores vão recorrer à Delegacia do Ministério do Trabalho para receberem os valores devidos. O problema é que eles não têm certeza nem mesmo sobre quem é o atual responsável pela empresa.

Leia mais em reportagem de Emerson Cervi, na Folha do Paraná desta quarta-feira


Continue lendo