Economia

Mercúrio e a UPS se únem para atuar no Sul e Sudeste

05 jul 2001 às 09:50

A Expresso Mercúrio, maior transportadora rodoviária de cargas do Brasil, e a UPS, maior empresa de entregas expressas do mundo, firmaram ontem acordo operacional para atuarem nas regiões Sul e Sudeste do País. O convênio faz parte da estratégia da UPS para ser líder do mercado de entregas internacionais no Brasil em um prazo de cinco anos.

De acordo com o presidente da UPS do Brasil, Oscar de la Fuente, a empresa ocupa hoje a terceira posição do ranking de entregas de importações, atrás das multinacionais DHL e Fedex. "Com esse convênio, estamos entrando com força para trabalhar no mercado", afirmou Fuente. Segundo ele, a UPS é a primeira dessas empresas a firmar uma parceria no Brasil com outra empresa transportadora. "A Mercúrio tem um know-how no Brasil, que nós ainda não possuímos, e a parceria vai ser proveitosa para ambos, pois a empresa vai poder exportar através da UPS", relatou. Segundo ele, a empresa não tem previsão de atuar no mercado nacional de entregas.


A Mercúrio será o agente exclusivo para a venda de exportação da UPS. De acordo com o presidente da transportadora, Adir Luiz Fração, com esse convênio a empresa passa a oferecer a seus 28 mil clientes serviços de importação e exportação para mais de 200 países e territórios atendidos pela UPS.


Nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, a UPS já possuía operações próprias. Nesses locais, o serviço não muda com a assinatura do convênio. A UPS entrou no mercado brasileiro em 1995, e desde então já investiu US$ 100 milhões no País. Porém, Fuente disse que as campanhas estratégicas começaram apenas três anos depois. Em 2000, a empresa teve um faturamento mundial de US$ 29,8 bilhões, operando um volume médio de 13,6 milhões de pastas e documentos por dia. Fuente não quis divulgar números específicos sobre a movimentação no Brasil. No mundo todo, a UPS possui 359 mil funcionários.

A Mercúrio possui 850 veículos, e a previsão é de que até o final do ano sejam incorporados à frota mais 142. Em abril, a empresa inaugurou um novo terminal de cargas no Paraná, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, com 12,5 mil metros quadrados. O prédio tem capacidade para atender 92 veículos simultaneamente, além de espaço para outros 57 veículos, e exigiu um investimento de R$ 8 milhões.


Continue lendo