Economia

Luz paulista chega à três municípios do PR

29 jun 2001 às 18:59

A diferença tarifária básica na classe residencial - excluindo os clientes de baixa renda - entre a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) e a Companhia de Força e Luz Santa Cruz é de 4,1%. A Copel cobra R$ 0,19781 pelo kilowatt/hora (KWh), enquanto a energia fornecida pela Santa Cruz a três municípios paranaenses custa R$ 0,18986. Nos valores do KWH não estão incluídos o valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). De acordo com a assessoria de imprensa da Copel, no valor do KWh praticado pela estatal já está incluído o reajuste de 17,31%, anunciado no dia 21 de junho.

A Santa Cruz fornece energia para os municípios paranaenses de Jacarezinho e Ribeirão Claro que foram incluídos no racionamento pela Câmara de gestão da Crise de Energia (GCE). O município de Barra do Jacaré, abastecido também pela Santa Cruz e que chegou a ser incluído no esquema de racionamento do governo federal, ainda tem a situação indefinida junto à GCE. A Copel abastece os demais municípios do Estado, exceto estes do Norte Pioneiro e também Campo Largo, Guarapuava e Coronel Vivida.


Segundo a Copel, essa variação se deve à diferença na data de aniversário de vencimento dos contratos de concessão das empresas com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O aniversário do contrato da Copel foi em junho e, por isso, houve autorização para o reajuste. Já o contrato da Santa Cruz, segundo o gerente administrativo Fábio Gomes Garcia, vence em fevereiro e a companhia também poderá ser autorizada a rejustar seus preços.

* Leia mais em reportagem de Luciano Augusto na Folha de Londrina/Folha do Paraná deste sábado


Continue lendo