Londrina teve um saldo positivo de 378 postos de trabalhos abertos no mês de outubro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados na segunda-feira (20). O saldo leva em conta as admissões e desligamentos que ocorreram durante o mês nos diversos setores de atividade econômica. O setor que teve melhor desempenho foi o de serviços, com 204 vagas positivas, seguido pelo setor da indústria, com 139 vagas criadas. Londrina foi a quarta cidade com melhor desempenho entre os municípios com mais de 30.000 habitantes no Paraná.
Para o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, o número positivo demonstra uma estabilidade na movimentação de empregos em Londrina. "Mesmo quando temos saldo negativo, ou no caso desse mês, quando ele é positivo, os números apresentam um equilíbrio. O saldo total do ano apresenta uma variação de 0,2%, o que reflete a estabilidade na geração de empregos. Variamos entre saldos positivos e negativos, mas temos um número muito próximo de zero, o que em um momento de crise pelo qual o país passa, é uma coisa a ser ressaltada", explicou.
Retomada nacional
O resultado local acompanha o desempenho nacional. Os números do Caged mostram que houve crescimento de 76.599 postos de trabalho em outubro, variação positiva de 0,2% em relação ao mês de setembro.
O resultado do saldo de empregos é o melhor do ano, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego.
O resultado final de outubro leva em conta 1.187.809 admissões contra 1.111.220 desligamentos. No acumulado do ano, o crescimento é de 302.189 empregos, expansão de 0,79% em relação a dezembro de 2016.
Nos últimos 12 meses, o resultado ainda é negativo, com redução de 294.305 postos de trabalho. O número corresponde a uma retração de 0,76% em relação aos empregos celetistas para o mesmo período de outubro de 2016.