Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Levantamento

Londrina é o segundo município com máquina pública mais eficiente no Brasil, aponta ranking

Reportagem local
13 mar 2024 às 19:45

Compartilhar notícia

- Sérgio Ranalli/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Londrina é o segundo município brasileiro com a máquina pública mais eficiente. É o que apontou a pesquisa Ranking de Competitividade dos Municípios 2023, elaborada pelo CLP (Centro de Liderança Pública), com a colaboração da plataforma Gove Digital.


Conforme o levantamento, Londrina aparece em segundo lugar no quesito Funcionamento da Máquina Pública, sendo superada apenas por Vitória (ES). O estudo analisou os 410 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No total, foram avaliados 65 indicadores organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões (Instituições, Sociedade e Economia). A construção do Ranking de Competitividade dos Municípios contou com uma revisão da literatura sobre indicadores sintéticos e com uma análise de benchmarks nacionais e internacionais. Foram utilizados também dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) atualizados em 2022.

Leia mais:

Imagem de destaque
Levantamento

Estudo aponta que salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 em 2025 com alta da inflação

Imagem de destaque
Entenda

Governo propõe uso do Pix como garantia para empréstimos

Imagem de destaque
Imbróglio

PGR vai ao Supremo para julgar constitucionalidade das bets

Imagem de destaque
Abrasel

Fim da escala 6 X 1 é 'ideia estapafúrdia', diz presidente da associação de bares e restaurantes


Inserido na dimensão Instituições, o pilar Funcionamento da Máquina Pública é composto por seis indicadores: Custo da Função Administrativa; Custo da Função Legislativa; Qualidade da Informação Contábil e Fiscal; Tempo para Abertura de Empresas; Qualificação do Servidor; e Transparência Municipal.

Publicidade


TRANSPARÊNCIA


Dentre esses critérios, Londrina é a primeira colocada nacionalmente no indicador Transparência Municipal. Já no que se refere à Qualificação do Servidor, o município é o quinto colocado no Brasil. No resultado geral da pesquisa, considerados todos os indicadores, pilares e dimensões, a cidade aparece na 26ª posição no ranking.

Publicidade


O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, comemorou o resultado da pesquisa. “Isso reflete a transparência e os esforços realizados para promover a eficiência da gestão. A prefeitura vem aplicando os recursos dos impostos dos cidadãos de forma adequada, para que eles sejam convertidos em benefícios para a própria população”, disse.


O secretário municipal de Governo e procurador-geral do município, João Luiz Esteves, destacou o alto nível de qualificação dos servidores municipais. Segundo ele, a administração tem conduzido diversas iniciativas nesse sentido, como a implantação da Escola de Governo de Londrina, que oferece um vasto leque de cursos e capacitações tanto para os servidores quanto para a comunidade em geral.

Publicidade


“Também temos ações muito significativas na área da transparência, e estamos desenvolvendo um programa de governança e compliance. Essa iniciativa estabelece um planejamento estratégico para todos os órgãos municipais e aperfeiçoou consideravelmente a forma de funcionamento da prefeitura, bem como os seus processos e procedimentos. Tudo isso, em conjunto, contribui para colocar o município de Londrina no patamar em que hoje ele se encontra”, afirmou.


De acordo com o secretário municipal de Fazenda, João Carlos Barbosa Perez, um dos pontos fortes da administração municipal é a qualidade das informações contábeis e fiscais fornecidas à população, bem como a capacitação do corpo técnico de servidores.

Publicidade


“Outro aspecto em que temos trabalhado para evoluir cada vez mais é a facilidade da abertura de empresas. Nós conseguimos agilizar as consultas prévias, automatizando 70% desses processos, e isso possibilitou à junta uma maior velocidade para fazer os registros de abertura das empresas. E, junto à Diretoria de Tecnologia de Informação da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, estamos viabilizando a dispensa de alvarás para os empreendimentos de baixo risco e a emissão automática de alvarás para os de médio risco. Por meio dessa ação, 75% dos empreendimentos estarão dispensados do alvará ou receberão os alvarás de forma automática”, sublinhou.


O secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, salientou que o bom desempenho de Londrina no ranking é um reconhecimento pelo esforço que a atual gestão vem empreendendo para a melhoria da eficiência e da produtividade da prefeitura. Cavazotti frisou que Londrina é hoje uma cidade renovada e transformada, com ações acontecendo em todas as áreas.


“Esse reconhecimento também é importante porque esses rankings são acessados por empresas e por instituições na hora em que elas decidem fazer investimentos. As organizações procuram cidades com boa qualidade de vida para se estabelecer, então esses estudos dão visibilidade a Londrina e tornam a cidade mais atrativa para empreendimentos, já que estamos no topo do ranking”, disse. (Com N.Com)

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo