Economia

Lojistas recorrem à ACP para cobrar conta

25 set 2001 às 12:24
Com receio de aumento da inadimplência, os lojistas em Curitiba estão cada vez mais se protegendo em serviços que garantam a cobrança dos consumidores que estão com crediário atrasado. Um levantamento feito pela Associação Comercial do Paraná (ACP) demonstrou que 146 empresas em agosto, o dobro em relação a janeiro, aderiram ao Serviço de Recuperação de Crédito (SRC) oferecido pela entidade. O serviço autoriza a entidade a cobrar do inadimplente a conta atrasada.
Por meio de um termo de compromisso, os lojistas permitem que a ACP negocie diretamente com o consumidor o pagamento da dívida. Isso ocorre quando o inadimplente se apresenta ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) para verificar como está sua situação. "Às vezes os devedores ficam constrangidos em ir até a loja para renegociar os débitos. Na ACP é mais fácil", afirmou ontem, pela assessoria de imprensa, o vice-presidente de Serviços da Associação Comercial, Élcio Ribeiro.
A inadimplência tem se mantido em patamares elevados há vários anos, conforme divulgação mensal dos números. Mas, em agosto, ocorreu uma retração de quase 3% na comparação com os meses anteriores. O resultado interrompe um crescimento que foi de 4,42% em julho e de 5,71% em junho.
O índice de inadimplência é determinado pela quantidade de pessoas que entram na lista do SPC em relação aos consumidores que conseguem sair.
Já a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) registrou, no mês passado, 6.256 cancelamentos no cadastro de inadimplentes da cidade contra 6.621 registro de novos consumidores inseridos no cadastro. Ou seja, o número de novos inadimplentes cresceu 365 pessoas em agosto.
Em julho, porém, a diferença entre o registro no cadastro e o cancelamento foi de 2.204 consumidores. Naquele mês, a Acil registrou 8.417 inadimplentes e 6.213 cancelamentos no cadastro. (Colaborou Cláudia Lopes, de Londrina)

Continue lendo