Economia

Lerner participa da inauguração de usina no RS

21 mai 2001 às 12:08

Na era do apagão a inauguração de uma usina no Rio Grande do Sul vem na contramão dos acontecimentos e servirá para ajudar a suprir a crescente demanda. Será hoje, às 15 horas, que oficialmente entra em funcionamento a Usina Hidrelétrica Dona Francisca, localizada na divisa dos municípios de Agudo e Nova Palma, região central do Estado. Estarão presentes à solenidade o vice-presidente Marco Maciel, o ministro das Minas e Energia, José Jorge, e os três governadores do Sul: Esperidião Amim (Santa Catarina), Olívio Dutra (Rio Grande do Sul) e Jaime Lerner (Paraná).

A nova usina tem 125 megawatts de potência. Ela atuará como um reforço na geração de energia. Embora a estatal gaúcha CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica) tivesse obtido concessão para construção e exploração em 1979, somente em 1999 as obras tiveram início, sendo concluídas num prazo recorde de 30 meses. Os investimentos de R$ 205 milhões incluem capitais públicos e privados com as participações da Inepar Energia (30%), Copel e Celesc (23% cada uma), Gerdau S.A. (22%) e Desenvix (2%).

A Usina Dona Francisca tem 610 metros de comprimento por 51 de altura. A casa de força mede 80 metros de comprimento, sendo que ali estão abrigados os dois grupos geradores. Duas linhas de transmissão levam a energia até a substação, onde a tensão é elevada para 230 mil Volts. Daí é injetada no sistema elétrico interligado. O primeiro grupo gerador começou a operar em 5 de fevereiro e o segundo no dia 12 de abril.


Continue lendo