Economia

Japão intensifica negócios com Porto de Paranaguá

17 out 2003 às 19:06

Em reunião no Porto de Paranaguá, empresários de Tóquio mostraram grande interesse pelos projetos apresentados pelo superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Eduardo Requião, que prevêem a instalação de terminais públicos exclusivos para operações com granéis líquidos nos dois portos paranaenses, que se somarão aos privados já existentes.

A emissão de gases poluentes dos veículos japoneses está obrigando o governo daquele país a adotar a mistura de álcool combustível na gasolina e no diesel como forma de diminuir o impacto ambiental.


Para se ter uma idéia, o Japão liberou uma mistura de até 3% de álcool combustível na gasolina, o que corresponde a 1,8 bilhão de litros de álcool combustível misturados num universo de 60 bilhões de litros de gasolina consumidos por ano pelos japoneses.


O superintendente disse ainda que o comércio com países asiáticos tem prosperado a exemplo das exportações de soja, que terá a sua totalidade, 6 milhões de toneladas, exportada pelo Porto de Paranaguá com destino a China.

Fonte: Agência Estadual de Notícias


Continue lendo