Economia

J. Malucelli quer construir hidrelétricas

22 fev 2001 às 12:15

O grupo paranaense J. Malucelli anunciou ontem que vai entrar no setor de geração de energia no País. A empresa encaminhou para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pedido para construção de sete Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Três são no Paraná, três em Santa Catarina e uma em Goiás. As usinas paranaenses serão construídas em sociedade com a Copel.

A J.Malucelli entrará com participação acionária de 70% no Estado, enquanto a Copel ficará com os outros 30%. Em Santa Catarina a empresa está sozinha no projeto e, em Goiás, é minoritária com 30%. Em todos os casos, a Aneel terá de se pronunciar com base no projeto apresentado, que leva em conta a infra-estrutura para construção e a questão ambiental.


O presidente do grupo, Joel Malucelli, disse que todas as licenças ambientais prévias foram dadas para o projeto. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) não retornou o pedido de informação feito pela Folha sobre o aval para a construção das usinas. Malucelli não quis revelar o nome do local, onde as hidrelétricas serão construídas, pois ele teme que isso possa despertar o interesse de empresas concorrentes, dificultando o processo junto à Aneel.


As sete PCHs juntas vão ter potência instalada de 100 megawatts. Para concluir os projetos, será necessário um investimento em torno de R$ 200 milhões. Como sócio-proprietária é a primeira vez que a J. Malucelli entra no setor de geração de energia. Para isso foi criada a empresa J. Malucelli Energia S.A. "É um ramo promissor e de alta rentabilidade, com taxas de retorno de 20% ao ano", disse Malucelli.


Ao completar 35 anos de atividade, a empresa não pretende investir apenas em geração de energia. A J. Malucelli tem intenção ainda de construir um condomínio fechado de 2,5 milhões de metros quadrados, semelhante a Alphaville, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. O projeto está em fase de aprovação ambiental pelo IAP.

O terceiro investimento é a construção do Parque Shopping Barigüi em parceria com a Multiplan dos grupos Bozano Simonsen e Isaac Peres, donos do Barra Shopping, no Rio de Janeiro e Morumbi Shopping, em São Paulo. O empreendimento já foi aprovado pela prefeitura. Ele será o maior centro comercial de Curitiba e contará com uma área de lazer comandada pelo grupo norte-americano de Steven Spilberg. Nesse negócio, a J.Malucelli entra com 10% da sociedade.


Continue lendo