Economia

IPTU com 5% de aumento pode ser pago com 10% de desconto

05 jan 2001 às 17:41

Os moradores de Curitiba podem, até o fim deste mês, pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com desconto de 10%. A estimativa da prefeitura é que entre 25% a 30% dos contribuintes paguem antecipadamente o imposto. Esse dado toma como base os números do ano anterior, quando 30% das 483 mil residências quitaram o tributo, evitando o parcelamento de dez meses. Porém, em 2000, o abatimento era de 15% e o prazo de pagamento era menor.

Este ano, o IPTU teve um reajuste de 5%, com relação ao que estava sendo praticado em 2000. Esse valor corresponde a parte da recomposição inflacionária, que de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) foi de 6%. No ano fiscal anterior, o reajuste foi de 8%.


Os proprietários de imóveis com até 70 metros quadrados de área construída continuam isentos do pagamento de IPTU. O reajuste de 5% será válido para todos os imóveis que não tiveram este ano alteração nas suas características físicas, ou seja, não foram ampliados ou sofreram modificação de uso (por exemplo, passaram de residencial para comercial). Apenas 2% dos imóveis foram modificados, segundo informações do cadastro da Secretaria das Finanças.

Dos imóveis da cidade 441 mil são prediais e 42 mil territoriais. Deste total 79 mil estão isentos da cobrança do imposto. Qualquer dúvida, o contribuinte pode ligar para o Disque IPTU (350-8900).


Continue lendo