Técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) já iniciaram a coleta de produtos que estão sendo comercializados para as festas juninas.
O objetivo é verificar se as mercadorias estão de acordo com o peso e a medida registrados na embalagem.
Além do acompanhamento prévio dos produtos nos gôndolas de supermercados e outros pontos de venda, alguns produtos são recolhidos para exame no próprio laboratório do instituto.
Estão sendo coletadas amostras de artigos comuns nas comemorações como milho de pipoca, vinhos populares (utilizados para fazer quentão), cachaça, quentão pronto, canela em pó e em rama, canjica, amendoim e doces específicos como pé-de-moleque, paçoca e doce-de-abóbora.
Metodologia - Na verificação inicial, três tipos de produtos de peso médio são encaminhados para o laboratório do instituto.
Caso seja constatada alguma irregularidade, os técnicos voltam ao ponto de venda e recolhem uma amostra maior do lote para a realização de um novo exame, mais detalhado.
Para a segunda análise, o responsável pelo acondicionamento do produto é convidado a acompanhar a pesagem oficial no Ipem, em data e horário pré-estabelecidos.