A Renault do Brasil investiu US$ 30 milhões para construir a fábrica de estamparia no complexo industrial Ayrton Senna. A unidade irá produzir portas, capô e o teto para os carros da Renault e Nissan que são fabricados em São José dos Pinhais. O investimento para produção de estamparia faz com que a Renault já tenha investido no Estado US$ 1,35 bilhão.
A meta da montadora é atingir sua capacidade máxima de produção em 2005, quando serão fabricadas 6 mil peças por dia na estamparia. A fábrica inicia com 2 mil peças ao dia. A previsão da empresa é operar em três turnos numa segunda fase. Na etapa inicial serão 30 novos empregos. Toda a montadora emprega hoje quase 3 mil funcionários diretamente, o que de maneira indireta pode representar até 15 mil empregos.
A fábrica de estamparia levou um ano para ficar pronta. A vantagem é que ela permitirá ampliar a nacionalização dos carros Renault e reduzir os custos de produção. A unidade completa o processo produtivo que vai desde a entrada das lâminas de aço até a saída do veículo pronto.
A Renault tem metas de atingir 10% do mercado brasileiro e 11% do Mercosul até 2005. Hoje ela tem uma fatia de 7% no País. A montadora avalia que ao consolidar seu investimento no País está dando um passo a mais para abocanhar mercado. O que a empresa torce é para que haja uma redução dos juros no Brasil, o que permitirá aquecer as vendas.