Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Antecipação do pagamento

INSS paga segunda parcela do 13º a quem recebe acima do mínimo

Redação Bonde com Agência Brasil
03 jun 2024 às 10:45
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nesta segunda-feira (3), os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganham mais que um salário mínimo começam a receber a segunda parcela do décimo terceiro. O pagamento vai até o próximo dia 7, com as datas definidas conforme o dígito final do NIS (Número de Inscrição Social).


O pagamento do décimo terceiro a quem ganha um salário mínimo começou no último dia 24 e vai até o dia 8. Até o Próximo fim desta semana, mais de 33,6 milhões de segurados receberão a primeira parcela, ao somar os que ganham o benefício mínimo e os que recebem acima dele.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O extrato com os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro está disponível desde no aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets. A consulta também pode ser feita pelo portal Gov.br.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anúncio feito por ministro

Implementado em 2020, governo quer extinguir o saque-aniversário do FGTS

Imagem de destaque
Nova pesquisa

Comércio varejista cresce 12% de janeiro a julho no Paraná, acima da média nacional

Imagem de destaque
SVR

Quem já consultou Sistema de Valores a Receber ainda pode ter dinheiro esquecido

Imagem de destaque
Confira!

Despesas com turismo crescem quase 80% após pandemia; veja estados onde brasileiro gasta mais


Quem não tiver acesso à internet pode consultar a liberação do décimo terceiro pelo telefone 135. Nesse caso, é necessário informar o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e confirmar alguns dados ao atendente antes de fazer a consulta. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Publicidade


Imagem
Clientes da Caixa relatam falhas no pagamento da restituição do Imposto de Renda
Alguns clientes da Caixa Econômica Federal têm relatado problemas para receber o pagamento da restituição do Imposto de Renda, cujo primeiro lote foi liberado no último dia 31 de maio.


O decreto com a antecipação do décimo terceiro foi assinado em março. Este será o quinto ano seguido em que os segurados do INSS receberão as parcelas do décimo terceiro antes das datas tradicionais, em agosto e em dezembro. Em 2020 e 2021, o pagamento ocorreu mais cedo por causa da pandemia de covid-19. Em 2022 e 2023, as parcelas foram pagas em maio e junho.


Segundo o Ministério da Previdência, o pagamento do décimo terceiro antecipará a injeção de R$ 67,6 bilhões na economia. Desse total, R$ 33,92 bilhões correspondem à segunda parcela, referente à competência de maio e que está sendo paga entre o fim de meio e o início de junho. O restante correspondeu à primeira parcela, da competência de abril, paga no fim de abril e início de maio.


A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do décimo terceiro na segunda parcela. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro e terá o valor calculado proporcionalmente.


O Ministério da Previdência esclarece que os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do décimo terceiro, calculada de acordo com a duração do benefício. Por lei, os segurados que recebem benefícios assistenciais, como o Bolsa Família, não têm direito a décimo terceiro salário.




Imagem
Receita Federal volta a receber declaração do Imposto de Renda 2024
A Receita Federal volta a receber declarações do Imposto de Renda 2024 a partir das 8h desta segunda-feira (3) após interromper a recepção dos documentos no sábado (1º) com o fim do prazo de entrega na maior parte do país.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade