Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Inovação e empreendedorismo

Inovação e extensão rural: comunicação a serviço do campo

Lucas V. de Araujo* - Colunista da Folha de Londrina
19 ago 2024 às 15:44
- Lucas V. de Araujo
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Todas as vezes que digo às pessoas que dou aulas para os cursos de ciências agrárias da Universidade Estadual de Londrina (UEL) preciso explicar como isso é possível. Para quem tem um certo conhecimento do campo agropecuário, digo que dou aulas de extensão rural e ensino os alunos a fazerem difusão e transferência de tecnologia. Para quem não tem, digo que tenho a função de ajudar o profissional de ciências agrárias a levar informações úteis e relevantes ao produtor rural.


Não me abala esse estranhamento das pessoas. Temos uma tendência de ver o conhecimento de forma muito fragmentada e fechada em “caixinhas”, como se o profissional de ciências exatas não precisasse de conhecimentos da área de biológicas e este não pudesse contribuir com a área de humanas. Vivi esse problema no doutorado, no pós-doutorado e continuo passando por dificuldades quando digo, por exemplo, que sou jornalista especialista em inovação. Na universidade mesmo, o senso comum acredita que inovação é assunto apenas da área de gestão e negócios. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Tive a satisfação de receber dois grandes profissionais do campo agrícola em minha aula de Extensão Rural: o engenheiro agrônomo egresso da UEL João Passini e o diretor de Integração, doutor pela UEL, Rafael Fuentes, ambos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR Paraná IAPAR/EMATER. Além de tratar de inovação, desenvolvimento rural, desafios do setor agrícola, eles destacaram o quanto a comunicação é um fator crucial para o sucesso da atividade produtiva agrícola, desde o produtor rural, passando pelos técnicos do setor e chegando na agroindústria e no consumidor final. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Diz Fecomércio

Paraná: endividamento cresce em agosto; inadimplência se mantém baixa, aponta pesquisa

Imagem de destaque
Aposentados

INSS muda regra para contratar crédito consignado a partir de 2025

Imagem de destaque
Sem vencedores

Ninguém acerta faixa principal da Mega-Sena e prêmio vai a R$ 50 milhões

Imagem de destaque
Cortes

Petróleo derrete, mas Petrobras deve esperar para mexer no preço da gasolina


Eles apresentaram números significativos da amplitude do trabalho do IDR Paraná: 30 mil unidades produtoras atendidas, principalmente pequenas e médias; 120 mil pessoas impactadas por alguma das inúmeras atividades de extensão rural, como os mais de 600 eventos realizados por ano em todo o Paraná; dezenas de programas técnicos que atendem os mais variados setores da atividade agropecuária; desenvolvimento de políticas públicas e sociais visando o atendimento integral das demandas do homem do campo. Isso tudo somado à necessidade de se adaptar às novas tecnologias do campo e da comunicação. “Nós, colaboradores do IDR Paraná, somos agentes de transferência de tecnologia, que levamos informação e conhecimento para o homem do campo”, definiu Fuentes. 

Publicidade


Como salientou Passini, o IDR Paraná busca a mudança, a inovação e, para isso, utiliza a informação e o conhecimento gerado por seu corpo técnico para ajudar o produtor rural e o setor industrial a buscar soluções sustentáveis para os problemas do campo, uma tarefa nada simples pela dimensão da atividade agropecuária paranaense. “Toda mudança de comportamento é uma questão cultural, que requer um esforço grande de quem busca a mudança”, sentenciou Passini. 


Fico feliz de trazer esse espaço de discussão e análise para meus alunos de agronomia e zootecnia que muito em breve estarão no mercado de trabalho tendo como uma de suas principais missões levar informação e conhecimento ao produtor ;)

Publicidade



*Lucas V. de Araujo: PhD em Comunicação e Inovação (USP).

Jornalista Câmara de Mandaguari, Professor UEL, parecerista internacional e mentor de startups. 

 @professorlucasaraujo (Instagram) @professorlucas1 (Twitter)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade