A inflação na primeira quadrissemana de fevereiro em Curitiba foi de 0,29%, segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) divulgado nesta segunda-feira (14) pelo Ipardes. O resultado foi o menor das últimas 15 quadrissemanas e ficou abaixo do índice calculado para o mês fechado de janeiro, que havia sido de 0,52%.
De acordo com a pesquisa, o grupo de maior influência na primeira prévia do mês foi o grupo Despesas Pessoais que apresentou elevação de 1,38% nos preços de seus produtos/serviços, contribuindo em 0,23 ponto percentual para o índice geral.
Individualmente, os itens que mais contribuíram no índice geral, foram: tarifa de ônibus urbano (-7,78%), automóvel de passeio nacional zero (2,69%), automóvel de passeio e utilitário usado (1,59%), batata-inglesa (32,57%), curso fundamental de 1ª a 8ª série (6,65%) e condomínio (-2,19%). A diretora do Centro Estadual de Estatística, Sachiko Araki Lira, explica que a queda de 7,78% no preço da tarifa de ônibus urbano na Capital e a influência do item para o índice geral deve-se a redução no preço das passagens de R$1,90, cobrado de segunda-feira a sábado, para R$ 1,00 aos domingos.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Ipardes