Economia

Indústria é o setor mais forte de Maringá

25 abr 2002 às 10:29

O Censo Econômico realizado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Maringá em novembro e dezembro do ano passado, registrou dados curiosos e também preocupantes em relação ao perfil do município. O censo apurou 390 mil informações que deverão ser utilizadas para formatar uma segunda pesquisa que indicará os vazios econômicos de Maringá. A secretária Rosa Izelli Martins destaca que com os dados será possível traçar estratégicas para corrigir algumas falhas e melhorar as oportunidades de investimento.

Um dos dados preocupantes verificados é o elevado número de empresas de um mesmo ramo de atividade. Na área de prestação de serviços, por exemplo, o Censo identificou 582 salões de beleza, o que implica na relação de um para cada grupo de 515 habitantes. No setor de vestuário, existem na cidade 917 estabelecimentos, sendo 400 industriais e os demais no comércio.


De acordo com o levantamento, Maringá possui 13.032 empresas, com 1.327 na área industrial, 5.553 comerciais e 6.152 de prestação de serviços. Apesar da quantidade menor de estabelecimentos, a indústria é a maior fonte de renda do município. Das 87.737 empregadas dos três setores, mais de 35 mil pessoas trabalham em prestação de serviços, 24 mil no comércio e 22 mil nas indústrias. Do total de trabalhadores, 83% moram em Maringá e 17% nos municípios da região.


Leia mais na edição da Folha de Londrina desta quinta-feira

Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom


Continue lendo