As indústrias paranaenses também tiveram desempenho fraco em maio, seguindo a tendência nacional observada na pesquisa industrial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A produção nacional caiu 5,1% no mês passado, a maior retração desde 1997, segundo o IBGE, que ainda não divulgou os dados regionais. Mas os indicadores da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) mostram que as vendas industriais de maio caíram 0,35% em relação a abril. De janeiro a maio deste ano, as vendas foram -2,09% inferiores que no mesmo período do ano passado.
Apesar da diminuição de ritmo da indústria paranaense, os empresários estão apostando na retomada do crescimento no segundo semestre. Prova disso é o aumento do nível de emprego na indústria. Segundo o levantamento da Fiep, em maio houve crescimento pelo quinto mês consecutivo, o que nunca tinha ocorrido no primeiro semestre.
Em maio, o aumento no nível de emprego foi de 1,51%. No acumulado do ano, o crescimento de número de vagas é de 6,31%. De acordo com o levantamento da Fiep, houve aumento de 0,6% nas vendas para empresas do Paraná em maio, e de 11,28% nas exportações. Houve retração de 4,52% nas vendas para outros estados.
*Leia mais na edição desta quarta-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.