A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) celebrou o reaquecimento da produção industrial do Paraná. O Estado, que apresentou queda na produção até março, reverteu o quadro negativo e fechou o primeiro quadrimestre do ano com alta de 2,35%, segundo adiantou ontem o presidente da Fiep, José Carlos Gomes Carvalho.
‘E isso que o crescimento de 2,35% foi sobre o maior índice positivo que o Paraná já teve, de 24,2% em 2001’, salientou Carvalho. Segundo ele, o Estado teve desempenho ruim no primeiro trimestre mas os indicadores de março já apresentavam melhora. O nível de emprego industrial teve aumento de 6,25%, e a massa salarial do Paraná alta de 4,42%, informou Carvalho.
As indústrias do Paraná estão com ociosidade de 23% na capacidade produtiva instalada. ‘Se por um lado isso é ruim, por outro é muito bom, porque quando a Argentina e os Estados Unidos, principais parceiros do Brasil, se recuperarem, já temos condições de atendê-los’, avaliou. A pesquisa completa da Fiep será divulgada nos próximos dias.
Leia a reportagem completa na Folha de Londrina desta terça-feira.