O comércio de rua de Londrina começa a atender com horário especial para o Natal a partir da próxima quinta-feira (3), com funcionamento das 9h às 22h nos dias de semana e das 9h às 18h aos sábados. Apesar de já programado, o horário diferenciado ainda depende de decreto autorizativo do prefeito Marcelo Belinati (PP), em meio à pandemia do novo coronavírus.
O horário especial foi acordado entre empregados e patrões na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) assinada pelo Sindecolon (Sindicato dos Empregados do Comércio de Londrina) e o Sincoval (Sindicato do Comércio Varejista de Londrina).
O horário estendido vai vigorar até o dia 23 de dezembro. Neste período, há algumas exceções: no dia 10 de dezembro, feriado de aniversário de Londrina, o funcionamento será das 8h às 18h, e no dia 20 de dezembro, último domingo antes do Natal, as lojas também funcionarão, das 9h às 17h.
Leia mais:
Receita abre consulta a lote da malha fina de novembro do Imposto de Renda
Mulheres são as mais beneficiadas pelo aquecimento do emprego formal no país
Consumidores da 123milhas têm uma semana para recuperar valores; saiba como
Taxação dos super-ricos é aprovada em declaração de líderes do G20
No dia 24 de dezembro, quinta-feira, véspera de Natal, o atendimento será das 9h às 17h. No Natal, dia 25, as lojas de rua estarão fechadas e retomam o funcionamento em 26 de dezembro (sábado), das 9h às 18h. No domingo, dia 27, estará fechado.
Do dia 28 ao dia 30 (segunda a quarta-feira), o comércio abre das 8h às 18h. Já na véspera de Ano Novo (31), quinta-feira, funciona das 8h às 17h. Em 1º de janeiro de 2021 estará fechado, retomando o expediente no dia 2, das 9h às 18h.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Londrina amplia horário de comércio para a Black Friday
Celebração com menos aglomeração
O presidente da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Fernando Moraes, disse que o horário estendido – que também vai ocorrer na Black Friday, nesta sexta-feira (27) – permitirá que as pessoas escolham os melhores horários para ir ao centro. "Nestas datas, também com o recebimento do 13º salário, sabemos que existe um fluxo maior de pessoas nas ruas. Nós entendemos que, quanto mais horários estendidos, mais tempo as pessoas têm para fazer suas compras e isso evita aglomerações”, avalia.
Ele também afirma que, por ter sido 2020 um ano atípico, as atrações do comércio para a festa natalina ainda estão sendo fechadas, mas já há eventos confirmados.
A Acil vai potencializar a iluminação da decoração que a Prefeitura de Londrina está implantando na Praça da Bandeira, além de promover a Feira na Praça. Também fará um Natal Itinerante, com um Papai Noel sobre um trio elétrico que vai rodar por toda Londrina.
No dia 10 de dezembro, a Acil patrocina concerto de natal de Roney Marczak, no Autódromo de Londrina. A apresentação será feita no modelo drive in (com o público dentro dos carros) e a entrada serão cinco quilos de alimentos.
Compensação
No dia 4 de janeiro de 2021, o comércio estará fechado, devido à compensação do dia 10 de dezembro, aniversário da cidade.
Nos dias 15 e 16 de fevereiro, o comércio também não abre, devido à compensação do dia 20 de dezembro, quando haverá expediente em um domingo. Pelo mesmo motivo, no dia 17 de fevereiro, as lojas abrem das 12 às 18 horas.