O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, anunciou na abertura 1ª Conferência Brasileira sobre Arranjos Produtivos Locais (APL), nesta segunda-feira, iniciativas para gerar competitividade e oportunidades para criação de novas parcerias entre micro e pequenas empresas.
"Estamos criando hoje um grupo de trabalho dos APLs, que terá caráter de legitimidade operacional. Serão investidos R$ 2,6 milhões em 11 projetos-piloto em vários municípios, para aumentar a competitividade das micros e pequenas empresas e inseri-las no mercado de exportação", afirmou Furlan.
Os projetos estão nos setores de fruticultura, rochas ornamentais, madeira e móveis, confecções, autopeças, couro e calçados. A expectativa é que até o final do ano estejam implantados os 28 projetos previstos.
Dentro dessa política, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia) firmaram uma parceria para reduzir em 70% o custo de certificação da qualidade dos produtos.
Informações da ABr