Os preços da gasolina, do óleo diesel e do gás de cozinha aumentam para o consumidor a partir do próximo domingo, anunciou a Petrobras nesta sexta-feira. A empresa estima que o consumidor pagará 9,5% a mais pelo litro de gasolina ou de diesel, e 4,9% por um botijão de 13 kg de gás.
O aumento nas refinarias é de 7,7% para o gás de cozinha, 6,7% para o GLP industrial e comercial, 12,8% para a gasolina, 11,3% para o óleo diesel e 14,4% o óleo combustível.
Para o Querosene de Aviação e Nafta Petroquímica, cujos reajustes ocorrem no dia 1º de cada mês, conforme contrato, os aumentos previstos são de 14,8% e 19,4%, respectivamente.
A Petrobras culpa a crise na Venezuela, um dos principais exportadores de petróleo do mundo, pelo aumento. A empresa diz ainda que a queda na cotação do dólar dos últimos dias colaborou para reduzir o impacto do aumento do petróleo no mercado internacional para o consumidor.
"A redução ocorrida no câmbio nas últimas semanas colaborou para amortecer os aumentos ocorridos nos preços dos produtos no mercado internacional, em função da redução acentuada de oferta na Venezuela", diz nota da Petrobras.