Economia

Fungo obriga agricultores a replantar soja

27 dez 2002 às 17:28

Produtores da região da Cooperativa dos Cafeicultores e Agropecuaristas de Maringá (Cocamar) estão sendo obrigados a refazer o plantio da soja por causa da proliferação intensa de uma espécie de fungo que atinge o solo. Em Maringá, 7% da área de soja - cerca de 3 mil hectares - estão em fase final de replantio. O fungo ocorre todos os anos, muitas vezes sem ser percebido pelo produtor, mas a diferença nesta safra é que a população da espécie aumentou em mais de 50%.

Segundo os técnicos, algumas lavouras na região de Cianorte, foram afetadas em até 40%. Dos cerca de 300 mil hectares plantados com soja nos municípios da região Noroeste atendidos pela Cocamar, o fungo atingiu cerca de 10%. Os especialistas explicam que o excesso de chuva, aliado a temperaturas amenas no período noturno e o forte calor durante o dia facilitaram a proliferação.


O fungo ocorre onde a drenagem do solo é ruim devido a fatores como a compactação ou o fato de ser argiloso. Em solos de arenito caiuá, onde a drenagem é melhor, não há registro do problema.

* Leia reportagem completa na edição desta sexta-feira da Folha de Londrina


Continue lendo