Economia

Frota pesqueira terá fundo para renovação e ampliação

17 nov 2003 às 18:51

O programa não terá orçamento fixo, mas deve apresentar condições semelhantes às do Moderfrota, Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras.

No Moderfrota, os juros são pré-fixados e equalizados pelo Tesouro Nacional, variando de acordo com o tamanho do faturamento do tomador.


Para o presidente do BNDES, Carlos Lessa, existem recursos disponíveis no Fundo de Marinha Mercante, tradicionalmente usados para financiar embarcações para transporte internacional e o setor petrolífero, que poderão ser destinados à construção de embarcações pesqueiras.


Outro instrumento que pode ser utilizado para desenvolver o setor pesqueiro é o Cartão de Crédito BNDES, já disponível para compra de máquinas e equipamentos pela Internet.

Segundo o ministro-chefe da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República, José Fritsch, o governo federal pretende duplicar a produção pesqueira nacional em quatro anos, de modo a atingir 1,5 milhão de toneladas/ano.


Continue lendo