Economia

Fila para embarque da soja em Paranaguá chega à Grande Curitiba

13 abr 2003 às 18:34

O escoamento da safra recorde de grãos provocou mais uma vez fila de caminhões no Porto de Paranaguá. Apesar do tempo bom e do pleno funcionamento dos embarcadores no Corredor de Exportação, a fila atingiu neste domingo o quilômetro 70 da BR-277, próximo ao Contorno Leste, na Região Metropolitana de Curitiba.

No início do mês, também formou-se uma fila de 70 quilômetros de caminhões rumo ao porto. Mas naquele dia o problema foi causado em decorrência das chuvas, o que inviabiliza os embarques da soja nos navios.


Neste domingo, mesmo sem chuva, a fila chegou na região de Curitiba. O percurso da capital até o pátio de triagem do porto era feito em cerca de 12 horas. Dentro do pátio, os caminhoneiros não precisavam esperar muito para desembarcar, segundo informações do porto.


O Paraná deve produzir 10,5 milhões de toneladas de soja neste ano, de acordo com estimativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. No ano passado, foram produzidas 9,38 milhões de toneladas do grão.


Se o tempo contribuir, a colheita da soja deve ser finalizada em meados de maio. O pico da colheita e do escoamento ocorre durante todo o mês de abril.

A maior parte da produção de soja do Paraná é exportada pelo Porto de Paranaguá. De janeiro até a terceira semana de março, o volume de soja movimentado pelo porto foi cerca de 40% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.


Continue lendo