Economia

Falência de supermercado deixa 800 desempregados

08 abr 2003 às 20:08

A rede de Supermercados Lembrasul teve sua falência decretada no início deste mês. Há cerca de uma semana, as lojas estão fechadas e os mais de 800 funcionários estão sem emprego e sem o salário do mês de março. Em todo o Paraná, o Lembrasul possuía 16 lojas.

Nesta terça-feira o síndico da massa falida, Celso Marques, informou que há uma empresa interessada em alugar as lojas para reabrir a rede, com outro nome. Marques ainda não tinha informações oficiais a esse respeito, mas disse que a empresa parece estar disposta a absorver 80% dos funcionários que foram dispensandos.


A empresa seria a mesma que comprou o estoque do Lembrasul durante o processo de concordata. Ainda segundo Marques, algumas lojas já estariam sendo reformadas. A informação extra-oficial é de que elas seriam reabertas no dia 1º de maio.


Há mais de dois anos o Lembrasul não depositava o Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS) e os funcionários terão que entrar na Justiça para receber, além desse valor, as demais verbas rescisórias, inclusive o salário de março.


''O que eu posso fazer é liberar a carteira de trabalho deles e as guias para recebimento do FGTS e seguro desemprego. Isso já estou providenciando'', adiantou Marques.


O síndico ainda não sabe qual o valor total da dívida do Lembrasul. ''Como todos os funcionários haviam sido dispensados, estávamos com dificuldades para obter informações'', contou o síndico.

A concorrência com as grandes redes multinacionais que cada vez mais ganham mercado no Paraná teria sido um dos motivos que levavaram o Lembrasul à falência.


Continue lendo