As exportações brasileiras, registradas na quarta semana de maio, cresceram 40,2%, em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as vendas externas diárias do país passaram de US$ 211,5 milhões, em maio do ano passado, para US$ 296,4 milhões, na semana passada. Todas as categorias de produtos - básicos, manufaturados e semimanufaturados - apresentaram incremento no comércio.
Segundo avaliação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, as vendas de produtos básicos - soja em grão, minério de ferro, farelo de soja, carnes bovina, suína e de frango, e café em grão - cresceram 65,3%, em relação a maio de 2002.
Já as vendas de produtos semimanufaturados - celulose, óleo de soja bruto, semimanufaturados de ferro e aço, e açúcar bruto - aumentaram 65,1%, enquanto as vendas de manufaturados - aviões, motores para veículos, autopeças, laminados de ferro e aço, óleos combustíveis, bombas e compressores, sucos de laranja e pneus - aumentaram 24,6%, em relação ao mesmo período do ano passado.