O paranaense que está interessado em comprar notas de euro, a nova moeda comum utilizada desde o dia 1º em 12 dos 15 países que compõem a União Européia (UE), vai ter que esperar entre 15 dias a um mês, segundo expectativas das casas de câmbio em Curitiba.
De acordo com os operadores das casas, ainda não houve tempo para compra do novo dinheiro, e isso só vai acontecer quando os turistas que passaram o Réveillon na Europa retornarem.
A única casa de câmbio que conseguiu o novo dinheiro, a Transocêanica, vendeu cerca de 1,2 mil euros tudo em poucas horas. De acordo com o diretor da empresa, Gerhard Fuchs, houve bastante procura em função da curiosidade que a nova moeda causou. ''Como é novidade, todo mundo quer, mas alguns turistas levaram mesmo porque estão indo viajar'', disse. Para ele, novas notas só devem aparecer no final da semana que vem. ''Até mesmo nota de R$ 2,00 está difícil aparecer na mão da gente, imagine a de euro'', comentou o diretor da casa de câmbio Sydney, Alessandro Catenaci.
* Leia mais na reportagem de Rosana Félix na Folha de Londrina desta sexta-feira