Economia

Ética, máquinas e comunicação pública no século XXI

25 set 2023 às 16:20

Muitas pessoas e instituições têm me questionado e pedido minha contribuição em relação ao

uso de ferramentas de inteligência artificial para o trabalho cotidiano, sobretudo no campo da

comunicação. Vejo isso de forma positiva, já que há certo reconhecimento pelo meu trabalho de

10 anos nesse campo, quando o tema ainda era desconhecido da grande maioria das pessoas.


A minha mais recente contribuição foi no Webnar Inovação em Comunicação: Sustentabilidade

de Tecnologia, promovido pelo coletivo de assessorias de comunicação do Ministério Público

de todo o Brasil. O evento serviu como preparação para o 1º Congresso Nacional dos

Comunicadores do MP brasileiro (Conacomp), que ocorrerá no próximo mês. Tive a honra de

dividir as atenções com a professora emérita da Universidade de São Paulo (USP), Margarida

Kunsch, que foi minha supervisora no pós-doutorado.


Os comunicadores do Ministério Público, assim como inúmeros jornalistas e profissionais da

comunicação de forma geral, estão bastante preocupados com alguns riscos que a tecnologia

pode trazer, assim como ansiosos por conhecer ferramentas e técnicas a partir da tecnologia que

podem ser úteis no dia a dia na repartição.


Tratei de alguns desses aspectos, como o fato de que o Chat-GPT não costuma trazer a fonte das

informações que disponibiliza, a não ser que seja questionado disso, e não raro erra ao dizer

quem é a fonte. Isso é um problema grave para o jornalismo profissional, já que uma fonte

fidedigna é um dos pilares prática jornalística. Não por acaso, uma das formas de identificar

notícias falsas é por meio da ausência de fontes confiáveis.


Minha argumentação, porém, baseou-se em algo mais complexo e abrangente: os dilemas éticos

em torno do uso de IA generativa, ou Inteligência Artificial (IA) generativa, ou tecnicamente

falando Modelo de Linguagem Grande (LLM em inglês), que são os sistemas de IA capazes de

gerar texto, imagens ou outras respostas a partir de uma solicitação em linguagem comum, na

língua portuguesa, por exemplo. O sistema que todo mundo conhece é o famigerado Chat-GPT.


Lembro bem que quando esse assunto veio à tona, no começo deste ano, criou-se um grande

alvoroço. Para mim, sem falsa modéstia, não me surpreendeu. Já havia conhecido e testado

sistemas semelhantes quando pesquisei softwares de jornalismo algorítmico, que se baseia na

produção autônoma de textos jornalístico sem o suporte humano. Minhas impressões estão no

meu livro Inovação em Comunicação no Brasil, de 2018.


Desde 2016, quando publiquei meu primeiro artigo internacional sobre ética e máquinas

produtoras de conteúdo, afirmo que o maior desafio é minimizar o preconceito embutido nas

máquinas, isto é, o quanto os sistemas computacionais refletem visões de mundo nefastas,

exemplo: quando um algoritmo não recomenda um empréstimo porque a pessoa mora em um

bairro pobre ou quando alguém deixa de ser contratado porque não é da pele branca.

Como combatemos isso? Assunto para outras colunas ;)

 


*Lucas V. de Araujo: PhD em Comunicação e Inovação (USP).

Jornalista Câmara de Mandaguari, Professor UEL, parecerista internacional e mentor de startups.

@professorlucasaraujo (Instagram) @professorlucas1 (Twitter)

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