A onda de rebaixamentos das recomendações para investimentos no Brasil somado à notícia de suposto pedido de propina na privatização da Companhia Vale do Rio Doce em 1997, publicada no final de semana pela revista Veja, abalaram o mercado ontem. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) caiu 1,42%, o dólar subiu 0,49% e o risco-país ultrapassou os 900 pontos pela primeira vez no ano e chegou aos 910 pontos. A Bovespa chegou a ter caído 2,6%, aos 12.430 pontos e volume financeiro de R$ 443,670 milhões.
O mercado de câmbio abriu ontem com grande procura por ‘hedge’ (proteção) após o rebaixamento das recomendações do Brasil na última semana (Morgan Stanley, ABN-Amro, Santander e Merrill Lynch) e à divulgação de uma reportagem da revista Veja na qual o ex-diretor do Banco do Brasil Ricardo Sérgio de Oliveira é acusado pelo presidente da Companhia Vale do Rio Doce, Benjamin Steinbruch, de pedir propina durante o processo de privatização da empresa em 1997.
A acusação levantou temores de que o presidenciável tucano, José Serra, sofra um desgaste de imagem suficiente para que o leve a desistir da candidatura. Ricardo Sérgio colaborou com Serra em sua campanha para o Senado em 1994.
» Leia a matéria completa na edição desta terça-feira da Folha de Londrina.