Economia

Empresas do Paraná perdem Refis

11 jul 2004 às 23:34

Curitiba - Cerca de 80% das empresas incluídas no programa de Recuperação Fiscal (Refis) do governo federal já perderam o benefício por que deixaram de pagar as parcelas do refinanciamento dos tributos em atraso.

Desde 2001 quando iniciou o programa, 129 mil empresas foram inscritas. Dessas, 90 mil foram excluídas do Refis logo no segundo ano.


A Associação Comercial do Paraná (ACP) vai encaminhar uma proposta ao Congresso Nacional, na próxima semana, para que seja adotado um programa viável de equacionamento das dívidas.


Para o presidente da entidade, Marcos Domakoski, o Refis como foi lançado nas duas versões não promove a recuperação fiscal das empresas. ''Na atual situação econômica, ou os empresários pagam os salários ou pagam os impostos.''


A situação mais grave apontada por Domakoski é que as empresas não estão sendo comunicadas dessa exclusão. Em junho de 2002, as empresas inscritas foram reduzidas para 36 mil e em maio deste ano, apenas 33 mil empresas em todo o País continuavam enquadradas no Refis.

Leia a matéria completa na edição deste domingo da Folha de Londrina


Continue lendo