Economia

Empresários pedem mudança no horário dos bancos

22 jun 2001 às 18:32

A Federação das Associações Comerciais Industriais e Agropecuárias do Paraná (Faciap) anunciou que está encabeçando um movimento para que o horário de atendimento bancário no interior seja o mesmo da Capital, das 9 às 15 horas. A entidade diz que o horário atual, das 9 às 14 horas, prejudica os empresários do interior.

Os novos horários bancários foram adotados em virtude do racionamento de energia no Brasil, e valem para todo o País. O presidente da Faciap, Ardisson Naim Akel, contou que a entidade está enviando o pedido de mudança para a Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban) e ao Banco Central.


"Com o novo horário, ficou muito limitado o tempo para a pessoa tomar todas as providências que precisa", afirmou Akel. Um fator que dificulta ainda mais a situação, segundo ele, é que, a grande maioria dos órgãos estaduais está funcionando apenas meio período, fazendo o atendimento ao público apenas a partir das 13 horas. "Se a pessoa tiver que recolher uma guia qualquer em um desses órgãos, e depois ter que pagar no banco, simplesmente não dá tempo", exemplificou.


O presidente da Faciap acredita que o pedido vai ser acatado. "Acho que não há dificuldade nenhuma em deixar no mesmo horário de Curitiba. Estamos trabalhando para que todas as cidades sejam contempladas, mas se forem apenas as grandes, já é uma vitória", disse. "Além disso, no Paraná não há racionamento de energia", argumentou.


Guia INSS - A Faciap também anunciou que vai batalhar para que a implantação do novo método de recolhimento da guia do INSS, que passa a valer a partir do dia 2 de julho, seja adiado por seis meses.

A partir dessa data, as pessoas jurídicas só podem fazer o pagamento da guia através da Internet. "É difícil emplacar uma medida dessas, há muitas empresas que não possuem o acesso à Internet", disse Akel. Ele disse que a Faciap está preocupada com a inadimplência que a medida pode gerar.


Continue lendo