Economia

Emprego industrial aumentou no Paraná

23 jan 2003 às 09:21

O emprego industrial no Paraná aumentou 2,6% em novembro de 2002, índice superior ao da média nacional, de 0,4%. As taxas tomam como base novembro de 2001, desconsiderando movimentos sazonais, e por isso comprovam uma melhora no cenário de emprego, de acordo com avaliação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou os dados ontem. Mas o nível de emprego acumulado entre janeiro a novembro ainda é negativo: -0,1% no Paraná e -1% no Brasil.

De acordo com a economista Denise Cordovil, do departamento de indústria do IBGE, as taxas de emprego estão melhorando mês a mês. ''Há um movimento gradativo de melhora. Houve redução na comparação com outubro, por exemplo, mas isso ocorre por movimentos sazonais'', explicou. Ela se refere às quedas de número de empregados de 0,3% no Paraná e de 0,4% no Brasil, observadas em novembro com relação a outubro.

A produção industrial, também medida pelo IBGE, apresentou crescimento de junho a novembro, reforçando a tese de melhoria no cenário econômico. ''A produção sofre os impactos mais cedo. O emprego é uma variável que responde mais lentamente'', analisou.


Continue lendo