'Supermercado do Brasil'
As vendas para o Dia das Crianças aumentaram 10,82% neste ano em Curitiba, segundo levantamento da Associação Comercial do Paraná (ACP). O volume superou as expectativas de vendas, que estavam estimadas 4% uma semana antes da data. A avaliação é de que o crescimento ocorreu por causa da queda do valor médio das compras.
De acordo com o vice-presidente de Serviços da ACP, Élcio Ribeiro, a ausência de um presente de valor elevado como os patinetes, que foram febre no ano passado, contribuiu para a pulverização das compras. Assim, os pais compraram mais itens de preço reduzido, o que ocasionou o aumento de consultas feitas no banco de dados da ACP. "Este ano não tivemos a febre dos patinetes, com preços acima de R$ 100, mas sim vendas médias de R$ 25", afirmou.
Alguns fatores nacionais fizeram com que o comércio de Curitiba tivesse bom desempenho neste ano, avaliou Ribeiro. Para ele, como o racionamento de enerrgia não atinge a região, a economia fica aquecida por meio da transferência de unidades industriais para o Estado.
Nas lojas especializadas em brinquedo, o incremento nas vendas do Dia das Crianças foi ainda maior, chegando a 15%. "Dentro da atual situação de instabilidade econômica, o número é excelente", disse o proprietário da Alfa Brinquedos, Sérgio Schelela.
Os grandes shoppings da cidade ainda não fecharam os dados sobre as vendas do Dia das Crianças. De acordo com a gerente de Marketing do Crystal, Lylian Vargas, as vendas aumentaram entre 15% e 18%. "Houve muita procura de brinquedos nacionais e também na livraria Saraiva, vendendo livros e fitas", relatou.
Os dados da ACP foram feitos com base nas consultas no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), indicador de vendas a prazo, e no Videocheque, que contabiliza as vendas à vista. O levantamento comparou o período de 5 a 11 de outubro deste ano com 6 a 11 de outubro do ano passado.
De acordo com o vice-presidente de Serviços da ACP, Élcio Ribeiro, a ausência de um presente de valor elevado como os patinetes, que foram febre no ano passado, contribuiu para a pulverização das compras. Assim, os pais compraram mais itens de preço reduzido, o que ocasionou o aumento de consultas feitas no banco de dados da ACP. "Este ano não tivemos a febre dos patinetes, com preços acima de R$ 100, mas sim vendas médias de R$ 25", afirmou.
Alguns fatores nacionais fizeram com que o comércio de Curitiba tivesse bom desempenho neste ano, avaliou Ribeiro. Para ele, como o racionamento de enerrgia não atinge a região, a economia fica aquecida por meio da transferência de unidades industriais para o Estado.
Nas lojas especializadas em brinquedo, o incremento nas vendas do Dia das Crianças foi ainda maior, chegando a 15%. "Dentro da atual situação de instabilidade econômica, o número é excelente", disse o proprietário da Alfa Brinquedos, Sérgio Schelela.
Os grandes shoppings da cidade ainda não fecharam os dados sobre as vendas do Dia das Crianças. De acordo com a gerente de Marketing do Crystal, Lylian Vargas, as vendas aumentaram entre 15% e 18%. "Houve muita procura de brinquedos nacionais e também na livraria Saraiva, vendendo livros e fitas", relatou.
Os dados da ACP foram feitos com base nas consultas no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), indicador de vendas a prazo, e no Videocheque, que contabiliza as vendas à vista. O levantamento comparou o período de 5 a 11 de outubro deste ano com 6 a 11 de outubro do ano passado.