O BC (Banco Central) comunicou o vazamento de dados pessoais de 53.383 chaves Pix que estavam sob a responsabilidade da Qesh Instituição de Pagamento. O vazamento ocorreu em função de falhas pontuais em sistemas da empresa, segundo a autoridade monetária.
Leia mais:
Comércio de Londrina abre nesta sexta e vai fechar no dia 20 de novembro
Empresas arrematam 39 dos 52 lotes da Cidade Industrial em Londrina
Estudo aponta que salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 em 2025 com alta da inflação
Governo propõe uso do Pix como garantia para empréstimos
Em nota divulgada nesta segunda-feira (30), o BC informa que dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário não foram expostos.
"As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras", diz.
Todas as pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento.
O BC alerta que outros meios de comunicação -como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou email- não serão utilizados para a comunicação com os usuários afetados pelo ocorrido.
"O BC informa que foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente", afirma.
A autoridade financeira conta com uma página específica para registrar ocorrências de segurança desse tipo que pode ser acessada por meio deste link.
A Folha de S.Paulo entrou em contato com a Qesh, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.