A Companhia Paranaense de Energia (Copel) estreou ontem sua participação no Latibex, mercado vinculado à Bolsa de Valores de Madri, na Espanha, num dia de queda generalizada nas bolsas européias. Apesar disso, a diretoria da empresa avalia a estréia como ‘positiva’.
A Bolsa de Madri fechou com queda de 2,4% e o papel da Copel caiu 0,58%. Foi cotado na abertura a 5,16 euros o lote de mil ações e terminou o dia em 5,13 euros. Houve uma negociação de 8.245 certificados (lotes de mil ações), que movimentaram 42.479 euros (R$ 107,4 mil).
Para o diretor de Finanças e de Relações com os Investidores, Ricardo Portugal Alves, que estava em Madri, a estratégia faz parte da iniciativa de buscar maior exposição da empresa no mercado europeu.
Para analistas de mercado, a estréia da Copel poderia ter sido adiada para um momento mais adequado. No cenário interno, a instabilidade do período pré-eleitoral e o crescimento de risco do Brasil fazem com que os investidores externos não se animem muito com a compra de papéis de empresas brasileiras, disse um analista. Além disso, o mercado brasileiro estava esperando uma queda na taxa de juros, que não aconteceu.
Leia a reportagem completa na Folha de Londrina desta quinta-feira.