A Companhia Paranaense de Energia (Copel) espera aumentar em 20% a produtividade dos serviços de campo com o uso de tecnologia de ponta em comunicação. Depois de investir na automação das unidades de distribuição de energia, a empresa lança, agora, o celular palm, que começará a ser utilizado, a partir de setembro, por 150 eletricistas de Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e respectivas regiões metropolitanas, além de municípios da Grande Curitiba. O projeto, pioneiro no setor elétrico, conta com a parceria da empresa de telefonia Global Telecom.
O aparelho integra telefonia celular digital e analógica com um computador de bolso. Foi testado e aprovado por eletricistas da Copel em Maringá. Até o final do ano, deve ser estendido para outras cidades que tenham cobertura de telefonia celular. Curitiba ficará de fora, pois dispõe de sistema de comunicação via satélite, implantado há cerca de três anos, que opera com computadores instalados nos veículos.
A Global Telecom disponibilizou os aparelhos e plano tarifário de 20% a 25% mais barato -entre R$ 100,00 e R$ 200,00 por aparelho, por um pacote de 1 mil minutos. A Copel terá um custo aproximado de R$ 3 mil por mês nessa primeira fase de implantação do novo sistema de comunicação.
A Copel Distribuição trabalha com cerca de 1 mil eletricistas em todo o Estado. Mensalmente, são realizados em média 30 mil serviços de emergência e prestados 270 mil atendimentos comerciais (ligações novas, religações e vistorias).