Economia

Continua "sumindo" dinheiro de contas do Itaú/Banestado

12 jul 2001 às 18:24

O Banestado/Itaú volta a ser alvo de reclamação de clientes que protestam contra o desaparecimento de dinheiro de suas contas. O último caso registrado foi o do aposentado Wilson Dezenciol, 53 anos. Ele alega que, quarta-feira, desapareceram de sua conta corrente R$ 908,00, equivalente a seu salário de aposentado. O sumiço se deu num tempo de três minutos, intervalo entre a retirada de dois extratos, na agência do Tarumã.

O primeiro saldo verificado pelo correntista, quando chegou na agência, registrava o valor total. Dezenciol deixou o caixa eletrônico, foi até o balcão para fazer o recadastramento exigido pelo banco e quando retornou ao terminal levou um susto. "O dinheiro tinha desaparecido. A máquina dizia que só havia R$ 0,44 ali. Fiquei apavorado", conta o aposentado.


Ele chamou um funcionário da agência que, a princípio, não acreditou na versão do cliente. "O rapaz dizia alto na agência que eu deveria ter feito o saque e não me lembrava. Foi constrangedor", diz. Dezenciol teve que procurar na lata do lixo o primeiro extrato que havia jogado fora, caso contrário seria a palavra dele contra a do bancário.


Diante da comprovação, o funcionário não soube resolver o problema. Dezenciol foi para casa, de onde acionou a direção do Banestado. Foi atendido por uma assistente da diretoria comercial, segundo ele.


"Ela disse que hoje (quinta-feira) no início da manhã daria uma resposta para mim. Mas isso não aconteceu", relata. O aposentado decidiu registrar queixa na Delegacia de Estelionato, onde já há um inquérito policial para investigar o desaparecimento de cerca de R$ 250 mil de 74 contas correntes de agências do Banestado/Itaú em Curitiba e Londrina.


Na metade da tarde de ontem, o aposentado recebeu uma ligação de um funcionário do Banestado, informando que hoje haverá um "crédito no valor de R$ 908,00" para ele. Mas o dinheiro não poderá ser retirado em caixa eletrônico, apenas no balcão.

O Banestado informou que o problema já havia sido resolvido. Mas não foi detalhado o que de fato pode ter ocorrido com a conta do aposentado. A nova queixa registrada na delegacia deverá ser analisada em conjunto com os demais casos que estão com o delegado Cícero José.


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