Desde o dia 1º de novembro, está sendo realizado mais um mutirão on-line de negociação de dívidas junto a bancos e instituições financeiras, com a participação do Procon-LD de Londrina, em conjunto com os demais órgãos de defesa do consumidor do Paraná.
O mutirão prossegue até o dia 30 deste mês e é feito exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos.
Por meio da iniciativa, os consumidores têm a oportunidade de obter melhores condições para quitar suas dívidas junto a instituições financeiras, incluindo situações relativas a crédito, cheque especial, empréstimos e financiamentos, entre outras.
Leia mais:
Prefeitura de Londrina vende mais quatro lotes da Cidade Industrial
Brasil fica em 46º lugar de ranking de competitividade com 66 países, diz novo índice
Planos de saúde que viraram alvo do governo lideram lucros em 2024
Carne acumula inflação de 15,43% em 12 meses, a maior desde 2021
O presidente do Procon-LD, Thiago Mota, ressaltou que o mutirão representa uma ótima oportunidade para o cidadão entrar em 2023 com nome ‘limpo’ e sem pendências.
“É uma chance para o consumidor quitar suas dívidas de forma simples e rápida, visto que ele pode renegociar suas pendências e débitos com instituições financeiras sem precisar sair de casa, ou ir presencialmente ao banco ou ao Procon. A plataforma consumidor.gov.br está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana”, enfatizou.
COMO ADERIR
Para participar do mutirão on-line, o consumidor deve fazer o seu cadastro na plataforma, quando receberá um login e senha.
O próximo passo é utilizar a ferramenta de busca on-line, disponível no sistema, para localizar a instituição junto à qual a dívida foi estabelecida.
Após selecionar a organização, o consumidor deve fazer o relato do seu problema, informando que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas. No momento do preenchimento do registro o cidadão precisa informar corretamente telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos fornecedores participantes.
Após finalizar o registro, o banco ou a instituição financeira têm o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. Terminado o prazo para a resposta da empresa, o cliente tem 20 dias para avaliar o retorno dado.
Os consumidores que tiverem alguma dificuldade podem entrar em contato com o Procon de Londrina, pelos telefones (43) 3372-4823, 3372-4824 ou 3372-4825, enviar um e-mail para [email protected] ou comparecer à sede do Procon-Ld (Rua Piauí, nº 1117). O atendimento presencial é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
O mutirão é uma iniciativa da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, promovida pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e bancos associados, em parceria com os Procons estaduais, a Senacon, Banco Central do Brasil e Associação ProconsBrasil.