Economia

Consumidor deve estar atento na hora de comprar

02 jun 2005 às 16:01

Primeiro passo: não compre por impulso. Esta é a recomendação mais importante, diante dos apelos publicitários e promoções diversas oferecidos para o Dia dos Namorados.

O Procon recomenda ao consumidor que pesquise o preço do produto em diferentes estabelecimentos antes de comprar na primeira loja. O mesmo presente pode ter preços bem diferentes. O importante é economizar.


Averiguar preço à vista e a prazo, bem como os juros imbutidos para o parcelamento são de extrema importância. Lembre-se que nas compras com o cartão de crédito prevalece o preço à vista.


Se a opção é presentear com flores, existem as nacionais e importadas - com preços variados. Vale lembrar ainda que o consumidor deve perguntar sobre a cobrança da taxa de entrega. Se for roupa, certifique que constam na etiqueta os dados de composição do tecido, instruções de lavagem e tamanho, além de ficar atento à qualidade do acabamento. Perfumaria, nacionais ou importados, a informação no rótulo deve estar em português, especificando peso, volume, data de fabricação, prazo de validade, composição, e dados do fabricante ou importador. Para os eletroeletrônicos, peça demonstração do equipamento.


A orientação para os namorados que optarem por presentear com celulares é certificar-se das promoções e ler atentamente todas as informações, antes da aquisição do aparelho e contratação do serviço, lembrando que o celular implica despesa para quem recebe o presente.

Seguindo as orientações, o consumidor estará evitando futuros problemas. O Código de Defesa do Consumidor garante o direito de reclamar por defeitos aparentes em produtos duráveis em 90 dias e não duráveis em 30 dias. O Procon atende pelo telefone 0800-41-1512.


Continue lendo