Economia

Conselho da OAB vota contra a venda da Copel

21 mai 2001 às 19:23

A OAB/PR (Ordem dos Advogados do Brasil) seção Paraná está contra a venda da Copel. A decisão foi tomada pelo conselho na última sexta-feira, mas divulgada apenas nesta segunda. A entidade estava rachada em duas facções, e nenhuma teve larga vantagem em votos: 22 a 15.

A posição dos advogados bate de frente com os planos do governo, que quer privatizar a empresa em outubro ou novembro. No entanto, o presidente da OAB no Estado, José Hipólito Xavier da Silva, não quer transformar a decisão em um ato político.


Xavier da Silva disse que a OAB não vai engrossar o Fórum Popular Contra a Venda da Copel - que comemorava a decisão do conselho -, nem qualquer outro movimento contra a privatização. "A Ordem não se presta a participar de mobilizações de caráter político que visem trazer dividendos a este ou aquele grupo político", declarou.


O deputado Orlando Pessuti (PMDB), um dos coordenadores do Fórum, subiu à tribuna ontem para comemorar a decisão dos advogados. Lembrou que o Fórum está coletando assinaturas nos municípios para apresentar, no dia 13 de junho, um projeto de iniciativa popular contra a privatização. São necessárias cerca de 65 mil assinaturas (equivalente a 1% do eleitorado).


O líder do governo, Durval Amaral (PFL), apresentou projeto de resolução alterando o Regimento Interno, com o objetivo de impedir a votação do projeto popular. A matéria ainda não foi votada.

Leia mais em reportagem de Maria Duarte, na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta terça-feira


Continue lendo