Com o objetivo de criar um ambiente de negócios qualificado e fazer a roda da economia local girar, o Compra Londrina, estratégia que ganhou força junto ao Plano Municipal de Retomada Econômica, começou a mostrar bons resultados. O programa vem incentivando e criando oportunidades para que as pequenas empresas retomem os planos de negócios, após dois anos de incertezas e prejuízos causados pela pandemia do coronavírus.
O estímulo é para que os empresários locais disputem nas licitações de compras em órgãos públicos. Um trabalho que requer alguns primeiros passos, já que boa parte do público-alvo nunca participou de um processo licitatório antes e/ou possui pouco conhecimento sobre.
Sendo assim, a inciativa conta com um serviço de Telecompra, ou seja, uma busca ativa feita junto às empresas quando uma licitação está prestes a ser lançada. Para que as empresas possam participar com mais chances de vencer o processo, um conjunto de licitações conta com uma regra de preferência para empresas locais ou da região metropolitana. A medida é legal e amparada pelo decreto municipal 753/2017, que institui o programa.
Leia mais:
Consumidores da 123milhas têm uma semana para recuperar valores; saiba como
Taxação dos super-ricos é aprovada em declaração de líderes do G20
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 14,5 milhões
Profis 2024 terá plantão de atendimento presencial em Londrina neste sábado
“Com esta regra de preferência, as empresas de fora não conseguem disputar, ao menos que nenhuma empresa de Londrina entre na disputa. Fizemos uma lista de 50 produtos e serviços locais que podem ser negociados junto à prefeitura como, por exemplo, flores, manutenção de ar-condicionado, lanches, refeições, papelaria, entre outros”, explica o coordenador do Compra Londrina, Marcelo Frazão, ao citar que a Prefeitura de Londrina chega a comprar mais de R$ 300 milhões por ano, em todos os segmentos da economia. “De agulha a caminhão”.
Do zero
Para participar nas licitações, as empresas de Londrina são convidadas a participar de oficinas on-line para que aprendam "do zero" sobre todas as etapas, dinâmica e documentação. Em 2021, o Compra Londrina promoveu 16 oficinas para 152 empresas interessadas. Outra facilidade, segundo Frazão, é o pregão por videoconferência, através de um chat. “A empresa entrega os documentos e disputa em videoconferência. É diferente do pregão eletrônico e foi uma forma de facilitar o processo”, diz.