Economia

Comércio espera o melhor Natal desde 1994

22 dez 2000 às 19:05

As vendas de natal estão superando as expectativas do comércio. Na sexta-feira, as ruas centrais de Curitiba e as lojas de shoppings centers estiveram cheias de consumidores a procura de presentes e o mesmo se repetiu no sábado.

O comércio sentiu imediatamente o reflexo do pagamento da segunda parcela do 13º e da parcela integral paga ao funcionalismo público, avaliou Elcio Ribeiro, diretor da Associação Comercial do Paraná. A expectativa para sábado e domingo é de mais vendas. Os comerciantes estão apostando tudo nesse último fim de semana que antecede o natal.


O comércio especializado de rua também está revendo as metas anteriores e está contratando pessoal extra de última hora. A Associação Comercial do Paraná que previa um aumento de até 5% no volume de vendas, reviu suas estimativas. Até o dia 18 de dezembro, as vendas já superavam em 10% o mesmo período do ano passado e no dia 19 as vendas já eram 15% maiores. Ribeiro acredita que as vendas poderão ficar 20% superiores ao ano passado.


O Shopping Mueller já registra aumento de 30% no movimento nesse final de ano e avalia que as vendas serão 20% maiores em relação ao natal passado. A expectativa para o último final de semana antes do Natal, é que mais de 45 mil pessoas circulem pelo shopping, quase o dobro do movimento normal que é de 25 mil pessoas por dia.


O diretor presidente do grupo Polloshopping, Ivo Orlando Petris, acredita que as vendas ficarão 30% acima do ano passado. Trata-se do melhor natal desde 1994, avaliou. De acordo com o empresário, a recuperação da economia está trazendo os consumidores de volta às compras.

No shopping Crystal, o movimento também era 20% maior. Os corredores estavam lotados de pessoas comprando e não simplesmente olhando, assegurou Lilian Vargas, gerente de marketing.


Continue lendo